Estratégias de Endomarketing para aplicar na sua empresa

De forma resumida, qualquer ação que a empresa faz para atrair, reter, integrar e engajar os funcionários são campanhas de endomarketing. Mas quando se trata de estratégia de endomarketing não existe bala de prata, ou seja, não há uma só ação ou campanha impecável que vai se encaixar perfeitamente em todas as situações e resolver todos os problemas, mas sim alguns formatos que se moldam a necessidade da sua empresa de acordo com seus objetivos, valores e orçamento, por exemplo.

Neste artigo, vamos te apresentar e exemplificar alguns desses formatos.

Comunicação Interna: Materiais e Ambientação

A mensagem que sua empresa precisa transmitir, seja ela qual for, deve ser sempre clara e com o menor ruído possível. Por isso, criar e manter canais e ações de comunicação deve ser um pilar no seu plano de endomarketing. Alguns exemplos para implementação de canais de comunicação podem ser:

  • Divulgar informações relevantes nas redes sociais da empresa, murais, tv corporativa etc.
  • Sinalizar o ambiente corporativo com banners, backdrops e comunicações que refletem os valores da empresa.
  • Circular materiais impressos ou digitais (email) com periódicos, notícias do mercado, resultados alcançados, etc.
  • Ambientar os espaços internos de forma a chamar a atenção do colaborador para uma campanha ou posicionamento. Como por exemplo: nas fotos abaixo a empresa precisava reforçar o rebranding na mente dos públicos interno e externo, então uma das ações da campanha foi criar espaços interativos e instagramáveis, bem como destacar a mensagem através da sinalização.

Gifts Personalizados

Quem não ama um brinde? Por vezes, clientes externos podem dar mais valor a um brinde que acompanha a compra do que a um desconto, por exemplo. Com o público interno não é diferente, as pessoas adoram ser presenteadas.

Os gifts, além de garantir que a sua empresa esteja sempre presente na mente do seu colaborador, também agregam um valor enorme para o público externo, uma vez que essa pessoa poderá circular em diversos lugares a imagem da sua empresa.

Outra vantagem dos gifts é o fato de serem tão democráticos, pois conseguem ter um baixo custo e se enquadram como estratégia em múltiplos casos, alguns exemplos são:

  • Celebração de datas especiais como dia dos pais, páscoa, dia do trabalho, dia da mulher, etc.
  • Boas vindas (integração) do colaborador.
  • Reconhecer e celebrar uma conquista (individual ou em equipe).
  • Lembrança de um evento especial.

Dentre tantos outros.

Eventos Corporativos

Assim como os gifts, os eventos corporativos também podem ser extremamente eficazes, democráticos e versáteis. Somando a essas vantagens, também são excelentes integradores, ou seja, promovem uma maior e sinergia entre os times e departamentos, evitando assim grandes problemas como o isolamento entre as pessoas, falta de comunicação e relacionamento interpessoal. Confere abaixo algumas ocasiões onde a realização de um evento pode ser uma ótima estratégia:

  • Dividir com os colaboradores o planejamento, metas e objetivos da empresa para os próximos anos (nesses evento, as dinâmicas de grupo são ótimas opções para desenvolver o relacionamento dos colaboradores e promover a integração).
  • O círculo social do seu colaborador (família e/ou amigos) são uma extensão dele e têm uma ligação direta com o bem-estar e satisfação dele. Reconheça isso e promova eventos para esses dois públicos, como por exemplo: proporcione um dia da família especial para receber os filhos dos colaboradores na empresa para que eles conheçam o local de trabalho dos pais, que tal?!
  • Um mesmo ambiente de trabalho pode conter pessoas com as mais variadas bagagens de conhecimento cultural e profissional. Faça com que elas compartilhem esse conhecimento promovendo workshops, programas de desenvolvimento e crescimento. É uma ótima forma de agregar valor no espaço de trabalho e enriquecer os conhecimentos da equipe.

Essas são apenas algumas ideias e estratégias pra te ajudar a dar o pontapé inicial ou melhorar sua comunicação interna, mas lembre-se que o ponto chave aqui é a criatividade e a capacidade de se reinventar, para que o seu endomarketing esteja sempre impactando e surpreendendo positivamente o seu público interno.

Então conta pra gente:

Gostou as ideias?

Já vivenciou ou promoveu um case de sucesso na sua empresa utilizando uma das estratégias citadas?

Ainda sente dificuldades quanto ao planejamento de ações de endomarketing? Quais?

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.