Implantação do Endomarketing: Por onde começar?

Você já sabe que o endomarketing é uma ferramenta poderosa e importantíssima pra qualquer empresa. Então chegou a hora de investir e de botar a mão na massa! Mas, por onde começar?

Sabemos que essa pode não ser uma tarefa tão fácil, cada empresa tem a sua realidade e suas próprias dificuldades. As de pequeno porte, por exemplo, podem não receber uma aceitação imediata da equipe, as de grande porte, por sua vez, podem sofrer com ruídos na comunicação e acabar se perdendo no processo.

Mas estamos aqui pra te garantir que, quaisquer que sejam seus desafios, com força de vontade e um bom planejamento, é possível sim implantar um endomarketing sólido e eficiente e usar e abusar das estratégias a seu favor.

BRIEFING: Conheça seu público.

Começando pelo começo. O protagonista de todo esse processo é o seu colaborador, por isso é imprescindível que a equipe responsável pela implantação do endomarketing percorra todas as áreas da empresa, a fim de pesquisar e conhecer a fundo a jornada de cada colaborador, descobrindo e aprendendo sobre suas dores e desejo.

Para isso, estabeleça canais de comunicação! Muitas vezes, um bom mural, papel e caneta já resolvem. mas experimente fazer uso das ferramentas de pesquisa, como o Google Forms, e na hora definir o tom da comunicação, lembre-se de incentivar a participação ativa, a espontaneidade e honestidade dos colaboradores em suas respostas. O objetivo aqui é deixar de lado aquela velha máxima de que a comunicação vem “de cima para baixo”. Porém, é válido alinhar com os líderes/gestores para que estes te ajudem, de forma sutil, com esse incentivo.

PLANEJAMENTO: Definindo objetivos.

Ao responderem a pesquisa e apontarem suas principais dores, seus colaboradores esperam que providências sejam tomadas para a resolução dos problemas, certo?! E a pior coisa que você pode fazer é não fazer nada a respeito disso.

Por isso o próximo passo é organizar e categorizar as informações obtidas através da pesquisa e definir uma ou mais propostas para solucionar cada questão.

Por exemplo, se seus colaboradores apontaram que se sentem desvalorizados, explore ações e políticas de reconhecimento. Se eles sentem estagnados na empresa, é hora de montar um plano de carreira, investir na evolução desse profissional com cursos e treinamentos. Ou se eles indicaram que existe um distanciamento afetivo em relação a empresa ou aos colegas, tente uma aproximação através de happy hours, confraternização de fim de ano ou até mesmo eventos de reconhecimento/premiações, e assim por diante.

Já pensou que o ambiente de trabalho pode ser um fator decisório para o comportamento do seu colaborador? Investir em um espaço mais alegre e acolhedor, criar espaços de convívio deixará sua empresa agradável para trabalhar e inspiradora para os colaboradores. E para isso acontecer nem sempre é necessário grandes obras e “quebra-quebra”, uma decoração com sinalizações, expondo seus valores e posicionamento, ou uma mudança de mobília podem te surpreender positivamente.

PLANO DE AÇÃO: Implantação do endomarketing.

Já está com tudo anotadinho? Agora sim chegou a hora de arregaçar as mangas e partir para o plano de ação e colocar em prática tudo que foi planejado!

Nessa fase, as empresas terceirizadas serão suas grandes aliadas, por isso, uma vez que o orçamento do setor já estiver definido, busque parcerias com agências especializadas na condução e logística de eventos e/ou empresas fornecedoras de brindes e gifts corporativo, por exemplo.

E não esqueça de sempre definir métricas para mensurar e avaliar os resultados.

Dica: Você utilizar as ferramentas de pesquisa também para avaliar os resultados das ações, coletando feedbacks e sugestões dos colaboradores para um aperfeiçoamento cada vez maior.

Agora ficou fácil, né?! Então conta pra gente:

Como foi o processo de implantação do endomarketing na sua empresa?

Você teve bons resultados?

Ainda possui obstáculos ou desafios a serem superados?

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.